Basílica de Saint-Denis

A Basílica de Saint-Denis é conhecida por ser o lugar da sepultura da monarquia francesa, além de ser o primeiro templo construído em estilo gótico.

A Basílica de Saint-Denis (São Dionísio) está localizada no bairro de mesmo nome, ao norte de Paris.

História da basílica

São Dionísio, primeiro bispo de Paris e santo padroeiro da França, foi enterrado no lugar onde mais tarde seria erigida a Abadia de Saint-Denis em sua homenagem. Durante o ano de 1136, começou a transformação do templo de caráter gótico, que só foi terminado no final do século XIII.

Durante a Revolução de 1793, as tumbas da basílica foram profanadas e os restos dos membros da realeza foram enterrados em uma fossa comum, onde permaneceram até 1817. Desde então, os restos que foram identificados descansam em suas tumbas, enquanto os ossos dos monarcas que não puderam se diferenciar permaneceram no grande ossário localizado junto à cripta.

A visita à basílica

A Basílica de Saint-Denis é um templo grandioso com uma grande luminosidade devido aos seus enormes vitrais. A parte mais especial da basílica é composta pelo corredor que circunda o altar, o coro e a cripta, que formam parte do museu que expõe as tumbas dos reis da França.

Entre os grandiosos sepulcros podemos encontrar as tumbas de personagens históricos como Luís VIII, Felipe IV, Carlos V, Isabel de Baviera, Ana de Áustria ou Maria Antonieta. 

Interessante, mas não imprescindível

A Basílica de Saint-Denis é um templo muito atrativo, mas a sua localização afastada de Paris faz com que a visita não seja recomendável para aqueles que não tenham muito tempo na cidade.

Horário

De 1º de abril a 30 de setembro: das 10:00 às 18:15 horas (Domingos, das 12:00 às 18:15 horas)
De 1º de outubro a 31 de dezembro: das 10:00 às 17:15 horas (Domingos, das 12:00 às 17:15 horas).

Preço

Basílica: entrada gratuita.
Museu:
Adultos: 8,50€.
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita.
Entrada gratuita com Paris Pass e Paris Museum Pass.

Transporte

Metrô: Basilique de Saint-Denis, linha 13.
Tramway: Marché de St-Denis, linha 1.

Lugares próximos

Basílica do Sacré Coeur (5.6 km)
Montmartre (5.6 km)
Espaço Dalí (5.6 km)
Museu Nissim de Camondo (7.2 km)
Museu Grévin (7.2 km)