Museu de Arte Moderna de Paris

Museu de Arte Moderna de Paris

O Museu de Arte Moderna de Paris se dedica à exposição de diferentes correntes artísticas do século XX, focando especialmente nas criações fauvistas, cubistas e um grande número de obras da Escola de Paris.

O Museu de Arte Moderna de Paris foi inaugurado em 1961 e está instalado na ala leste do Palácio de Tóquio, um chamativo edifício criado para a Exposição Internacional de 1937.

Exposições

Ao longo das diferentes salas é possível ver diversas correntes artísticas, entre as quais se destacam o fauvismo, cubismo, realismo, arte abstrata e arte contemporânea. Também há um espaço dedicado às artes decorativas e ao mobiliário dos anos 1920 e 1930, além de uma área dedicada às exposições temporais de arte mais atual, tanto francesa como internacional.

A coleção do museu, que conta com mais de 8.000 obras, inclui as criações de alguns grandes mestres, como Pablo Picasso, Henri Matisse, Raoul Dufy, Georges Braque, Amedeo Modigliani, André Derain e Alberto Giacometti.

Uma das salas mais especiais do museu é a Sala Dufy, na qual se expõe uma enorme pintura que cobre as paredes, narrando a história da eletricidade por meio de cores chamativas.

Um roubo de filme

No ano 2010, o Museu de Arte Moderna de Paris adquiriu uma grande popularidade devido ao impressionante roubo que aconteceu em suas instalações. Um ladrão entrou em plena noite no edifício para roubar várias obras de Pablo Picasso, Henri Matisse, Georges Braque, Amedeo Modigliani e Fernand Léger.

Para os amantes da arte moderna

Recomendamos a visita ao Museu de Arte Moderna somente àqueles interessados nesse tipo de arte. Como pontos positivos, o museu dispõe de ar-condicionado (algo pouco comum em Paris) e a entrada é gratuita.

Horário

De terça a domingo: das 10:00 às 18:00 horas (quinta até as 22:00 horas).
Segunda: fechado.

Preço

A visita à coleção permanente é gratuita.
O preço das exposições temporais varia entre 5 e 12€.

Transporte

Metrô: Alma-Marceau ou Iéna, linha 9.
RER: Pont de l’Alma, linha C.
Ônibus: linhas 32, 42, 63, 72, 80 e 92.

Lugares próximos

Museu Guimet (267 m)
Museu du Quai Branly (441 m)
Museu dos Esgotos de Paris (444 m)
Torre Eiffel (725 m)
Arco do Triunfo (1 km)