Paris em dois dias - Roteiro de 48 horas em Paris
Paris em dois dias

Paris em dois dias

Se você tem pouco tempo na cidade e quer conhecer o imprescindível da capital francesa, descubra nosso roteiro para visitar Paris em um final de semana.

Na Europa, há cidades monumentais, culturais, comerciais, com um animado clima nas ruas ou uma surpreendente vida noturna. Paris reúne todos esses aspectos em partes iguais, por isso montar um roteiro para todos os gostos é algo impossível.

Nosso roteiro para ver Paris em 48 horas percorre os principais monumentos, jardins e vias comerciais da cidade. Dependendo do seu estilo, você pode parar para fazer compras, visitar monumentos, sentar em um café, desfrutar dos jardins ou entrar nos museus. Está nas suas mãos.

Dia da chegada

Dependendo da hora que o seu voo aterrisse, você poderá fazer mais ou menos coisas. Caso você chegue à tarde, até que saia do aeroporto e deixe as malas no hotel, não dará tempo de ver muito, mas damos algumas sugestões.

Para começar bem a viagem, nada melhor que visitar a Torre Eiffel, o símbolo de Paris. A melhor impressão que você terá será saindo da estação de metrô do Trocadero, de onde se pode ver a magnitude da torre e os Campos de Marte, o jardim onde está instalada.

Descendo pelo Trocadero, você chegará à base da Torre Eiffel, onde estão as bilheterias para poder subir. Há diferentes entradas para subir a distintas alturas, mas nós recomendamos subir no terceiro nível, onde está o mirante mais elevado.

Depois da visita, vá até o Quartier Latin, um dos lugares mais animados e econômicos para jantar. Para isso, você terá que pegar o RER em Champs de Mars – Tour Eiffel e descer em Saint-Michel Notre Dame. Quando você descer já vai perceber para onde tem que ir.

Depois de jantar você pode tomar algo pela região ou dar um passeio para ver os monumentos iluminados. Cruzando a Île de la Cité desde o Quartier Latin por qualquer uma das pontes do Sena, você chegará a Notre Dame. Se você atravessar a ilha chegará ao Hotel de Ville, a prefeitura de Paris.

Primeiro dia completo

Roteiro do primeiro dia
Roteiro do primeiro dia

O itinerário é um pouco cansativo, mas servirá para percorrer os lugares mais importantes de Paris. Começando às 10:00 em Les Invalides e chegando às 20:00 em Montmartre, você terá cerca de 3 horas de passeio a pé e 7 horas para ver ou fazer o que preferir.

Começaremos às 10:00 em Les Invalides. As estações de metrô mais próximas são Invalides, Varennes e Lar Tour-Maubourg. No interior da igreja, sob a cúpula central, está a tumba de Napoleão.

Perto de Les Invalides está o Museu Rodin, muito prático de ver e altamente recomendável. No seu jardim estão as principais obras do escultor.

Cruzando a esplanada dos Invalides, você chegará à ponte de Alexandre III, a mais bonita de Paris. Seguindo reto, você passará entre o Grand Palais e o Petit Palais. Este último, de entrada gratuita, tem uma bonita decoração e um pátio bastante interessante.

Seguindo pela Avenida Churchill, você chegará à Champs Élysées e poderá avistar o Arco do Triunfo do lado esquerdo. Caminhe até ele sem pressa, apreciando as vitrines de lojas de grandes estilistas ou tomando um café nos seus exclusivos terraços.

Do nosso ponto de vista, embora não tenha o mesmo destaque que a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo oferece as melhores vistas de Paris, por isso subir é bastante recomendado.

Voltando pela Champs Élysées e depois de caminhar pouco mais que meia hora, você chegará à Praça Concorde, onde está o obelisco de Luxor. Do centro da praça você poderá ver a oeste a Champs Élysées, a leste o Jardim de Tuileries, ao sul a Assembleia Nacional e ao norte a Igreja Madeleine.

Caminhando em sentido à Madeleine, você percorrerá a Rue Royale, uma das ruas comerciais mais famosas de Paris. Você pode entrar na igreja e depois, voltando por onde havia caminhado, pode pegar a rua Saint Honoré à esquerda.

Seguindo pela Saint Honoré, você verá à esquerda a Praça Vendôme, presidida pela famosa coluna que é uma cópia da de Trajano, em Roma.

Saindo da praça pelo mesmo caminho e seguindo reto, você chegará ao Jardim de Tuileries. Você pode passear por ele até chegar ao Museu do Louvre, onde se pode passar quanto tempo quiser. Mas lembre-se de ser seletivo.

Saindo do museu pelo lado norte, você deve pegar a Avenida da Ópera até chegar à mencionada. Esta importante rua comercial foi construída por Napoleão III para conectar o Louvre com o Palácio Garnier, novo edifício da Ópera que ele mesmo começou a construir.

Rodeando o edifício, você chegará ao Boulevard Haussmann, onde estão as Galerias Lafayette e Printemps, duas grandes lojas de departamento para orçamentos pouco ajustados. Entre na Lafayette, nem que seja só para ver sua cúpula.

Se você quiser conhecer mais essa região, caminhe em direção leste até o metrô Grandes Boulevares, onde está o Hard Rock Café e o Museu de Cera Grévin.

A seguinte parada é Montmartre. Para chegar você poderá pegar o metrô (Blanche) ou caminhar pela Rue Montmartre até chegar à praça Blanche, onde está o mundialmente conhecido Moulin Rouge.

O Boulevarde de Clichy é uma zona boêmia, com bastante vida noturna e lojas que te fazem pensar que está no Bairro Vermelho parisiense e, pensando bem, é verdade.

Caminhando em direção leste pelo Boulevard de Clichy, você chegará à estação de metrô Anvers, onde verá indicado o Funicular de Montmartre. Você poderá usar esse transporte ou subir os 200 degraus.

Quando chegar na parte alta de Montmartre, não deixe de visitar a Basílica do Sacré Coeur e de percorrer suas ruas. Seguindo o fluxo de turistas, você chegará à Plaza du Tertre (mais conhecida como a Praça dos Pintores), um dos melhores lugares de Paris para jantar tranquilamente por um preço econômico.

Depois de jantar, recomendamos assistir a um espetáculo do Moulin Rouge às 23:00 horas. Se você não quiser pagar pelo alto preço das entradas, encontrará na região muitos bares para tomar algo.

Segundo dia

Roteiro do segundo dia
Roteiro do segundo dia

No segundo dia de manhã visitaremos Notre Dame. Se você pretende subir nas torres e não quer esperar mais de uma hora na fila, recomendamos acordar cedo para estar na fila às 9:45 da manhã (abrem às 10:00).

Depois de fotografar as famosas gárgulas, entre na catedral, que é grátis e imprescindível.

Ao sair de Notre Dame, atravesse a praça e, girando pela Rue de la Cité, caminhe até a Place Louis Lépine, onde acontece todos os dias o mercado das plantas. Se for um domingo, você também poderá ver os postos de pássaros.

Pegando o Boulevard du Palais e cruzando a Ponte de Saint Michel, você chegará ao Quartier Latin, onde já esteve no dia de chegada. Você terá que percorrer o animado Boulevard Saint-Michel até chegar à Rue Soufflot, onde está o Panteão, outra de nossas visitas imprescindíveis em Paris.

Voltando um pouco pela Rue Soufflot, você chegará aos Jardins de Luxemburgo, os mais bonitos de Paris. Aproveite para dar um passeio, tomar um sorvete e, se fizer bom tempo, se sentar ao sol como os parisienses.

Quando você se cansar dos jardins, volte pelo Boulevard Sain-Michel até as ruas mais animadas junto ao Sena. Este é um bom lugar para comer.

Se você ainda tiver tempo, pode aproveitar a tarde para visitar o Museu d’Orsay. Para chegar lá, você só tem que caminhar em direção oeste pela margem sul do Sena.

Tem mais dias?

Se você tem mais de dois dias em Paris, sempre há muitos lugares para visitar: o Palácio de Versalhes, o Museu du Quai Branly, La Défense, Disneyland ou as Catacumbas são algumas das visitas recomendadas.