Montmartre
Situado em uma colina de 130 metros de altura, Montmartre é um dos bairros mais encantadores e peculiares de Paris.
Em Montmartre, também conhecido como o “bairro dos pintores”, as ruas estreitas e inclinadas formam uma rede que inclui desde os antigos cabarés até os arredores da Basílica de Sacré Coeur, repletas de restaurantes e um ambiente boêmio e artístico.
Montmartre no passado
Montmartre foi um povoado independente até 1860, quando se tornou o distrito XVIII de Paris. No final do século XIX, o bairro adquiriu uma péssima fama devido aos cabarés e bordeis que se instalaram na zona, mas diferentes artistas o consideravam um bairro encantador e decidiram mudar para lá, transformando Montmartre no lugar maravilhoso que é hoje em dia.
Entre os pintores que passaram pelo bairro estão nomes como Renoir, Picasso e Toulouse-Lautrec, que contribuíram para consolidar a fama artística da região. Até hoje, o bairro Montmartre continua a inspirar quem percorre suas ruas, encantando com a delicadeza e o charme de sua atmosfera boêmia.
Origem do nome
Esse enigmático bairro de Paris recebe o nome de “Mons Martis”, que em português significa “Monte de Marte”, em homenagem ao deus romano da guerra. A colina, antes considerada um local sagrado, hoje é um dos bairros mais charmosos da cidade, cheio de história, arte e aquele clima boêmio que encanta quem passa por lá.
Um passeio por Montmartre
Montmartre abrange duas áreas muito diferentes: nas proximidades da Place Pigalle reinam as luzes de neon anunciando infinitos sex-shops e alguns cabarés, entre os quais se destaca especialmente o famoso Moulin Rouge, cujos espetáculos atraem centenas de turistas todas as noites.
Depois de subir uma longa escada de 197 degraus, ou então utilizando o funicular, se chega à área mais boêmia de Montmartre, a Place du Tertre, localizada na parte mais alta da colina. Trata-se de uma das zonas mais agradáveis do bairro, tanto para jantar como para desfrutar das obras de arte dos pintores que se espalham pela região.
Ao caminhar pelas ruas estreitas e inclinadas do bairro Montmartre, você chegará à Basílica de Sacré Coeur, um belíssimo templo que oferece vistas maravilhosas da cidade. As escadas debaixo da basílica costumam estar cheias tanto de turistas como de locais que gostam de passar a tarde curtindo a vista.
Não muito distante da basílica, está o Muro do “Eu Te Amo”, uma obra de arte que reúne essa frase em mais de 300 idiomas. Um verdadeiro tributo ao amor, perfeito para sentir a magia do bairro mais charmoso de Paris e tirar muitas fotos.
O bairro Montmartre também é conhecido pelo tradicional vinho produzido na colina desde o século XIX, e é possível conhecer as vinícolas locais e participar de degustações. O bairro também abriga museus e galerias, como o Museu de Montmartre, onde se mergulha na história dos artistas que tornaram a região um símbolo da boemia parisiense.
Transporte
Funicular de Montmartre
Metrô: Anvers, linha 2; Abbesses, linha 12; Pigalle, linhas 2 e 12; Blanche, linha 2.
Lugares próximos
Dalí Paris (82 m) Basílica do Sacré Coeur (152 m) Museu Grévin (1.7 km) Ópera Garnier (1.8 km) Capela Expiatória (2 km)