Montmartre

Montmartre

Situado em uma colina de 130 metros de altura, Montmartre é um dos bairros mais encantadores e peculiares de Paris.

Em Montmartre, também conhecido como o “bairro dos pintores”, as ruas estreitas e empinadas formam uma rede que inclui desde os antigos cabarés até os arredores da Basílica de Sacré Coeur, repletas de restaurantes e um ambiente boêmio e artístico.

Montmartre no passado

Montmartre foi um povoado independente até 1860, quando se tornou o distrito XVIII de Paris.

No final do século XIX, o bairro adquiriu uma péssima fama devido aos cabarés e bordeis que se instalaram na zona, mas diferentes artistas o consideravam um bairro encantador e decidiram mudar para lá, transformando Montmartre no lugar maravilhoso que é hoje em dia. 

Um passeio por Montmartre

Montmartre abrange duas áreas muito diferentes: nas proximidades da Place Pogalle reinam as luzes de neon anunciando infinitos sex-shops e alguns cabarés, entre os quais se destaca especialmente o famoso Moulin Rouge, cujos espetáculos atraem centenas de turistas todas as noites.

Depois de subir uma longa escada de 197 degraus, ou então utilizando o funicular, se chega à área mais boêmia de Montmartre, a Place du Tertre, localizada na parte mais alta da colina. Trata-se de uma das zonas mais agradáveis do bairro, tanto para jantar como para desfrutar das obras de arte dos pintores que se espalham pela região.

Ao caminhar pelas ruas estreitas e empinadas do bairro, você chegará à Basílica de Sacré Coeur, um belíssimo templo que oferece vistas maravilhosas da cidade. As escadas debaixo da basílica costumam estar cheias tanto de turistas como de locais que gostam de passar a tarde curtindo a vista. 

Transporte

Funicular de Montmartre
Metrô: Anvers, linha 2; Abbesses, linha 12; Pigalle, linhas 2 e 12; Blanche, linha 2.

Lugares próximos

Espaço Dalí (82 m)
Basílica do Sacré Coeur (152 m)
Museu Grévin (1.7 km)
Ópera Garnier (1.8 km)
Capela Expiatória (2 km)