Sainte Chapelle

A Sainte Chapelle é uma joia da arquitetura gótica e sua construção a base de vitrais resulta muito peculiar, por isso não costuma decepcionar seus visitantes.

A Sainte Chapelle é uma igreja de estilo gótico construída entre 1242 e 1248 para abrigar as relíquias da Paixão de Cristo, compostas pela Coroa de Espinhos e um pedaço da Santa Cruz. Está localizada na Île de la Cité.

O passado da Sainte Chapelle

Com a compra das Sagradas Relíquias dos imperadores de Constantinopla, Luís IX conseguiu que o prestígio de Paris crescesse a nível mundial, tornando-se a segunda capital da cristandade.  As relíquias custaram o triplo que a construção da igreja.

O santuário é composto por dois andares; à capela superior tinham acesso apenas os reis e seus chegados e foi o lugar onde se colocaram as relíquias. A capela inferior, muito mais discreta e menos luminosa, era o lugar de culto do pessoal do palácio.

Embora durante o período revolucionário a Sainte Chapelle tenha sido afetada, os valiosos vitrais se mantiveram a salvo porque foram cobertos.

Apesar de ter sido construída como um relicário, na atualidade ela não guarda nenhuma das relíquias que abrigava depois da sua construção, já que as que sobreviveram à Revolução foram depositadas no Tesouro da Catedral de Notre Dame.

A capela superior

A capela superior da Sainte Chapelle foi construída como um relicário monumental, por isso está decorada suntuosamente com esculturas e enormes vitrais que inundam o espaço de luz e cor.

Os quinze vitrais que deixam pouco espaço às escassas paredes estão compostos por 1.113 cenas que narram a história da humanidade, desde Gênesis até a Ressurreição de Cristo.

A capela inferior

Muito mais modesta que a capela superior, a capela da parte de baixo é presidida pela estátua da Virgem, padroeira do Santuário. A decoração policroma do interior, onde predominam o vermelho e o azul, tenta reproduzir a decoração medieval original.

Na abside da esquerda ainda se conserva um fresco da Anunciação realizado no século XIII, que compõe o mural mais antigo da cidade.

Uma construção diferente

Embora não se possa comparar à Notre Dame, a Sainte Chapelle é uma joia da arte gótica, sendo considerada uma das obras fundamentais desse estilo arquitetônico e sua construção à base de vitrais é muito peculiar, por isso não costuma decepcionar os turistas. 

Horário

Todo o ano: das 9:00 às 13:00 horas e das 14:15 às 17:00 horas; sábados e domingos, das 9:00 às 17:00 horas.
De 1º de julho a 31 de agosto: todos os dias, das 9:30 às 18:00 horas e terças das 9:30 às 12:45 horas e das 14:15 às 21:30 horas.

Preço

Adultos: 10€.
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita.
Entrada combinada Sainte Chapelle + Conciergerie: 15€.
Entrada gratuita com a href="/paris-pass" title="Paris Pass">Paris Pass e Paris Museum Pass.

Transporte

Metrô: Cité, linha 4.
Ônibus: linhas 21, 27, 38, 85 e 96.

Lugares próximos

Île de la Cité (118 m)
Conciergerie (137 m)
Quartier Latin de Paris (259 m)
Catedral de Notre Dame (474 m)
Museu Cluny (554 m)