 
            Catedral de Notre Dame
Dedicada à Virgem Maria, a Catedral de Notre Dame é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. Suas torres oferecem uma vista incrível de Paris.
Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria.
História da Catedral de Notre Dame
Em seus oito séculos de história, a Catedral de Notre Dame foi reformada em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX. Ao longo desses anos, foram substituídos os arcobotantes, foi incluída a rosácea sul, as capelas foram reformadas, sendo incluídas estátuas.
Em Notre Dame foram realizados importantes acontecimentos, entre os quais vale destacar a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra.
A Catedral de Notre Dame não é apenas um ícone religioso, mas também um símbolo da cultura francesa. O templo ganhou notoriedade internacional ao servir de cenário de uma das obras literárias mais famosas do século XIX, a "Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo. Esse romance levou milhares de pessoas a se apaixonarem pelo monumento. Quem não conhece a história do sineiro Quasímodo e da cigana Esmeralda? Realmente encantou o mundo e atribuiu à catedral ainda mais prestígio, tornando-a um dos símbolos mais visitados de Paris.
Quando aconteceu o incêndio de Notre Dame?
No dia 15 de abril de 2019, a catedral de Notre Dame sofreu um grave incêndio que provocou danos significativos no telhado e derrubou a agulha da torre principal. Embora o edifício já tivesse sofrido outros acidentes no passado, esse incêndio foi considerado o pior desastre do templo desde sua construção, ao ficar severamente danificado. Motivo pelo qual a Catedral ficou fechada ao público por cinco anos até sua reabertura oficial em 7 de dezembro de 2024.
Visitar Notre Dame
A catedral de Notre Dame pode ser visitada por conta própria, além disso, a entrada é gratuita. No entanto, costuma haver longas filas nos acessos. Por isso, o monumento disponibilizou um site oficial para que os visitantes possam fazer o agendamento gratuitamente e reservar um horário para a visita.
Outra forma de admirar esse ícone de Paris é participar de um tour pela Ile de la Cité, Notre Dame e Saint Séverin, que inclui um passeio guiado pelos exteriores da catedral gótica mais famosa da cidade. Além disso, um cruzeiro pelo rio Sena é uma excelente opção para contemplar as melhores vistas dessa construção emblemática.
As torres de Notre Dame
Notre Dame tem duas torres de 69 metros em sua fachada. Acessando a parte superior das torres, além de apreciar as fantásticas vistas, você poderá visitar o campanário onde viveu o conhecido Corcunda de Notre Dame e ver de perto as diversas gárgulas.
O acesso às torres é feito pela entrada da lateral esquerda da catedral e os 387 empinados degraus devem ser subidos a pé, já que Notre Dame não dispõe de elevador.
A cripta
Localizada no subsolo da praça de Notre Dame, a cripta contém as ruínas descobertas durante as escavações de 1965. Foi inaugurada em 1980 e sua entrada fica no número 1 da praça.
Você pode aproveitar sua visita à região para combinar um tour pela parte externa de Notre Dame com ingresso da cripta.
O que ver próximo da catedral?
Na própria Île de la Cité, a poucos passos da Catedral de Notre Dame, encontramos outros dois monumentos imperdíveis para você ver em Paris. Apresentaremos um breve resumo sobre esses ícones monumentais:
- Sainte Chapelle: uma impressionante capela Patrimônio da Humanidade que possui um dos conjuntos de vitrais mais belos do país.
- Conciergerie: um edifício gótico que serviu como residência palaciana na Idade Média e também como prisão. Uma de suas prisioneiras mais ilustres foi Maria Antonieta, rainha consorte da França, que foi guilhotinada durante a Revolução Francesa.
Deseja reservar um ingresso da Sainte Chapelle e a Conciergerie? Não pode perder durante uma escapada à capital da França!
 
             
             
            Horário
Segunda a sexta: 7:50 às 19:00 horas (até 22:00 horas às quintas-feiras).
Sábado e domingo: das 8:15 horas às 19:30 horas.
Preço
Entrada livre.
Transporte
Metrô: Cité, linha 4.
RER: Saint-Michel - Notre-Dame (linhas B e C).
Ônibus: 21, 38, 47, 85 e 96.
Lugares próximos
Quartier Latin de Paris (337 m) Île de la Cité (375 m) Conciergerie (453 m) Sainte Chapelle (474 m) Île Saint-Louis (485 m)
 
                