Igreja de Saint Sulpice

A Igreja de Saint Sulpice é uma das mais conhecidas graças ao seu protagonismo no Código da Vinci. Trata-se de uma enorme construção com um aspecto simples e inacabado. 

O passado da igreja

Em 1646 começaram as obras de construção do edifício atual sobre os cimentos de um templo românico do século XIII, obras que não foram terminadas até um século mais tarde.

O sacerdote Languet de Gercy encarregou a um astrônomo a construção de um esquadro da meridiana solar para calcular a data da Páscoa mediante o controle dos equinócios. Trata-se de uma coluna de mármore que marca a hora mediante a sombra que projeta no chão.

Graças à existência do esquadro, a igreja se salvou de ser destruída durante a Revolução Francesa e hoje se conserva em ótimas condições. 

Saint Sulpice em uma espiada

A Igreja de Saint Sulpice resulta imponente tanto do exterior como no interior. Suas enormes paredes e colunas de pedra conferem um aspecto inacabado que também pode ser visto em uma das suas torres.

Um dos principais atrativos da igreja são os frescos de Delacroix, situados à direita da entrada, na Capela dos Anjos. Também se pode observar uma figura de São Pedro (similar à da Basílica de São Pedro no Vaticano) com o pé desgastado pelos afagos de milhares de fiéis.

Atualmente, ainda são promovidos concertos com o impressionante órgão de tubos que data de 1862.

Place de Saint Sulpice

Além de abrigar a impressionante Igreja de Saint Sulpice, a praça é um lugar agradável para sentar e descansar um pouco. Rodeada por diversas cafeterias, a praça é dominada por uma grande fonte, conhecida como Fonte dos Quatro Pontos Cardeais e nela estão representados quatro bispos apontando para cada um dos pontos cardeais. Curiosamente, nenhum dos bispos chegou a ser cardeal.

Horário

Todos os dias das 7:30 às 19:30 horas.

Preço

Todos os dias das 7:30 às 19:30 horas.

Transporte

Metrô: Saint-Sulpice, linha 4.

Lugares próximos

Jardins de Luxemburgo (512 m)
Museu Cluny (771 m)
Quartier Latin de Paris (897 m)
Sainte Chapelle (944 m)
Île de la Cité (1 km)