Onde comer em Paris

Onde comer em Paris

A gastronomia da França é considerada uma das melhores do mundo, o que faz de Paris uma das capitais gastronômicas mais disputadas.

A cozinha francesa é muito rica e variada, graças à qualidade das matérias-primas e à enorme diversidade cultural que a França possui.

Pratos típicos

Estes são alguns dos pratos tradicionais da cozinha francesa:

  • Foie gras: Fígado de patos ou gansos cevados.
  • Boeuf Bourguignon: Carne de vaca refogada em vinho tinto.
  • Escargots: Moluscos.
  • Croque-monsieur: Sanduíche de presunto e queijo gratinado. 
  • Quiche Lorraine: Torta salgada feita a base de ovos e creme de leite, além de outros ingredientes como queijo e bacon.
  • Fromage: Queijo.
  • Coq au vin: Frango com verduras preparado com vinho. 
  • Pot-au-feu: Refogado a base de carne de vaca com legumes. 
  • Brioche: Doce a base de ovos, fermento, leite, manteiga e açúcar.
  • Tarte Tatin: Torta de maçãs caramelizadas. 
  • Crepe: Massa fina de farinha de trigo que pode ser coberta tanto com ingredientes doces como salgados.
  • Ratatouille: Refogado de berinjelas, tomate, abobrinha, pimentões e manjericão. 

Queijos franceses

A França é um dos países produtores de queijo mais destacados a nível mundial. Não em vão conhecida como “o país dos mil queijos”, na França é possível escolher um queijo diferente para cada um dos dias do ano.

Passeando pela rua e especialmente nos mercados é surpreendente a quantidade e a qualidade dos queijos que existem na França. No país se produzem mais de 400 tipos diferentes de queijo. 

Padarias e confeitarias da França

Uma das maiores delícias da cozinha francesa são seus pães, doces e tortas. Paris está cheia de boulangeries e patisseries (padarias e confeitarias) onde você pode provar as criações de confeiteiros artesanais recém-saídas do forno.

Como recomendação, todo viajante deve provar tanto os brioches como o pain au chocolate. Como curiosidade, os famosos não são originários da França, e sim da Áustria.

Horário

No geral, os franceses costumam almoçar e jantar no mesmo horário que no Brasil. A maioria dos restaurantes abre das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 23:00 horas.

Mas Paris é uma cidade muito adaptada ao turismo e você não deve ter problemas para encontrar onde comer a qualquer hora do dia.

Preços

Embora seja verdade que Paris não é uma cidade barata, é possível encontrar restaurantes com bons preços. Dependendo do orçamento de cada um, é possível degustar os pratos mais especiais e vanguardistas nos restaurantes mais chiques da capital ou então provar um menu de dois pratos e sobremesas por apenas 10€.

Zonas recomendadas para comer

É possível encontrar restaurantes e locais de comida para levar em todos os cantos da cidade, mas se o que você está procurando é passar um momento agradável desfrutando a gastronomia francesa, essas são as zonas mais recomendadas:

Quartier Latin

O Quartier Latin é a região que está ao norte do Panteão. Nessa zona você encontrará tanto restaurantes nacionais como internacionais, sendo um dos lugares preferidos para comer por todos os visitantes. No Quartier Latin é possível encontrar preços realmente baratos.

Montmartre

Montmartre oferece diversos restaurantes de qualidade com bons preços. Você pode aproveitar o passeio para visitar a Basílica de Sacré Coeur. O clima da região, especialmente na Plaza du Tertre, é muito mais interessante à noite que durante o dia.