Museu do Louvre

Museu do Louvre

Inaugurado a finais do século XVIII, o Museu do Louvre é o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. Atualmente recebe mais de oito milhões de visitantes a cada ano.

Formado a partir das coleções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, o Museu do Louvre abriu as suas portas em 1793 mostrando um novo modelo de museu, que passava das mãos das classes dirigentes ao desfrute do público geral. 

Arquitetura do edifício

O Museu do Louvre está instalado no Palácio do Louvre, uma fortaleza do século XII que foi ampliada e reformada em diversas ocasiões. Antes de que se tornasse um museu, alguns monarcas como Carlos V e Felipe II utilizaram o palácio como residência real onde acumulavam suas coleções artísticas.

Depois da transferência da residência real ao Palácio de Versalhes, o impressionante edifício de 160.000 metros quadrados deu início ao seu processo de transformação a um dos museus mais importantes do mundo.

Em 1989 foi construída a pirâmide de cristal, rompendo a monotonia dos grandes blocos cinzas do museu e que atualmente serve como porta de acesso.

As exposições

A coleção do Louvre compreende cerca de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000.

A imensa coleção está organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.

Entre as pinturas mais importantes do museu vale a pena destacar as seguintes:

  • Monalisa de Leonardo da Vinci.
  • A Liberdade Guiando o Povo de Delacroix.
  • As Bodas de Caná de Veronese.

Entre as esculturas, as obras mais destacadas são:

  • Venus de Milo da Antiga Grécia.
  • O escriba sentado do Antigo Egito.
  • Vitória de Samotrácia do período Helenístico da Antiga Grécia.

Um museu de grande nome e extensão

O Louvre é enorme e os amantes da arte podem passar vários dias passeando por ele. Para ter uma ideia geral e ver as obras mais destacadas, é necessário dedicar pelo menos uma manhã completa para percorrer o museu.

Embora o Museu do Louvre seja muito importante a nível mundial, para as pessoas que não são muito interessadas em arte ele pode acabar se tornando um passeio cansativo devido às suas enormes dimensões, além do calor e das aglomerações. 

Horário

Segundas, quintas, sábados e domingos: das 9:00 às 18:00 horas.
Quartas e sextas: das 9:00 às 21:45 horas.
Terças: fechado.

Preço

Adultos: 15€.
Menores de 18 anos: entrada gratuita.
Cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita.
Entrada gratuita com Paris Pass e Paris Museum Pass.

Transporte

Metrô: Palais-Royal - Musée du Louvre, linhas 1 e 7.
Ônibus: linhas 24, 63, 68, 69, 73, 83, 84 e 94.

Lugares próximos

Palácio Real de Paris (299 m)
Museu de Artes Decorativas (344 m)
Jardim de Tuileries (549 m)
Museu d'Orsay (726 m)
Praça Vendôme (861 m)