Igreja Madeleine

A Igreja da Madeleine é um dos templos mais curiosos de Paris graças ao seu design parecido ao dos templos clássicos da Antiga Grécia.

O passado da Madeleine

As primeiras tentativas de construção da igreja aconteceram em 1764, mas, depois da morte do arquiteto em 1777, seu sucessor decidiu destruir a obra e começá-la de novo. Depois do estouro da Revolução, as obras foram novamente suspensas enquanto se debatia o uso futuro do edifício.

A parte construída foi derrubada de novo e, sob as ordens de Napoleão I, outro arquiteto começou a construção de um edifício baseado no design de um templo antigo, em homenagem à Armada Francesa.

Depois da queda de Napoleão, o edifício foi designado como igreja em homenagem a Santa Maria Madalena, função que cumpre desde 1842.

Visita à Igreja Madeleine

A Igreja da Madeleine é muito chamativa do exterior devido ao seu aspecto neoclássico similar ao dos templos gregos. O edifício é formado por 52 colunas coríntias de 20 metros de altura que lhe outorgam um aspecto imponente. Na fachada principal está o extenso frontão no qual se representa um alto-relevo do Juízo Final.

O interior da Igreja, levemente iluminado, é formado por uma só nave com três cúpulas que não são visíveis do exterior. Sobre o Altar Maior se pode ver uma escultura que representa a Assunção de Madalena, enquanto na cúpula que o reveste há um fresco sobre a história do cristianismo.

Vale a pena prestar especial atenção ao órgão de tubos da igreja, considerado um dos melhores da cidade.

Um templo surpreendente

A Igreja da Madeleine resulta surpreendente, especialmente do exterior. O interior também é diferente ao dos templos tradicionais, pois está submerso na penumbra e possui uma escassa decoração, o que ressalta sua beleza arquitetônica. 

Horário

Todos os dias: das 9:30 às 19:00 horas.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Madeleine, linhas 8, 12 e 14.

Lugares próximos

Capela Expiatória (426 m)
Praça Vendôme (461 m)
Praça Concorde (549 m)
Ópera Garnier (575 m)
Museu Orangerie (703 m)