Jardins de Luxemburgo

Jardins de Luxemburgo

Criados em 1612 sob as ordens de Maria de Médicis, os Jardins de Luxemburgo são os jardins mais centrais, populares e bonitos de Paris.

O passado dos jardins 

A construção do palácio e dos jardins aconteceu entre 1615 e 1617, quando Maria de Médicis, cansada da vida no Louvre, decidiu ordenar a construção de um palácio de estilo italiano feito sob medida para ela.

Com o passar do tempo foram adquirindo os terrenos mais próximos ao palácio para a ampliação dos jardins, os quais alcançaram sua máxima dimensão em 1792. Os seguintes proprietários do palácio fizeram algumas mudanças nos jardins, que ficaram no abandono em diversas ocasiões.

Com o estouro da Revolução Francesa, o Palácio acabou se convertendo em uma prisão, enquanto durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizado como quartel pelos alemães, que construíram um bunker no jardim.

Os jardins na atualidade

Os Jardins de Luxemburgo são um dos lugares mais populares da cidade tanto para os parisienses como para os turistas, que podem encontrar um lugar de descanso merecido depois de passear por toda a cidade. Entre as numerosas estátuas e esculturas instaladas nos jardins, é possível encontrar centenas de cadeiras de metal onde se pode relaxar e curtir a tranquilidade.

Trata-se de um espaço muito agradável, repleto de plantas e árvores sob as quais se proteger durante os dias de calor, embora também seja possível realizar muitas outras atividades, como jogar tênis ou peteca, realizar cursos de arboricultura ou então escolher a apicultura para aprender a cuidar das abelhas da grande colmeia que vive no jardim.

Entre as diferentes áreas para as crianças brincarem, se destaca o estanque situado junto ao Palácio de Luxemburgo, onde é possível alugar pequenos barcos de vela para controlar com uma vara, como se fazia nos velhos tempos. No parque também há um teatro de marionetes.

Transporte

RER: Luxembourg, linha B.
Metrô: Notre-Dame-des-Champs, linha 12.

Lugares próximos

Igreja de Saint Sulpice (512 m)
Museu Cluny (632 m)
Panteão de Paris (659 m)
Quartier Latin de Paris (907 m)
Sainte Chapelle (1.1 km)