Funicular de Montmartre

O Funicular de Montmartre é uma espécie de bonde que conecta a parte baixa do bairro de Montmartre com a parte alta, onde está a Sacré Coeur e a Plaza du Tertre. 

História

O Funicular de Montmartre começou a funcionar no verão de 1900. Desde a sua inauguração, já foi reconstruído e remodelado em várias ocasiões, a última em 1º de junho de 1991.

Atualmente o funicular é elétrico e transporta mais de 2 milhões de passageiros por ano. O trajeto dura pouco mais de um minuto e é totalmente automatizado, já que os veículos não contam com condutores.

Como curiosidade, no seu início, o funicular era impulsionado hidraulicamente, utilizando um sistema de cisternas que se enchiam e esvaziavam de acordo com a carga de passageiros. 

Horário

O funicular de Montmartre está em funcionamento das 6:00 às 0:45 horas. Como a bilheteria fecha à noite, é melhor ter as passagens compradas de antemão. 

Tarifas

Há vários tipos de passagem de transporte: passagem simples, chamada Ticket t+, e abonos diários e semanais, Paris Visite e Passe Navigo.

Vale a pena?

Se você tem o Passe Navigo ou o Paris Visite, não há dúvida de que vale a pena, já que o funicular está incluído em ambos. Mas se você tiver que pagar a passagem, depende do tempo que esteja fazendo e da preguiça de subir os 197 degraus. Para descer, não é tão necessário.