Champs Élysées

Champs Élysées

Com uma extensão de quase dois quilômetros, a Champs Élysées (Campos Elíseos) forma a via mais bonita e conhecida de Paris, além de ser uma das avenidas mais famosas do mundo.

O passado da avenida

A história da Champs Élysées começa em 1640 com a plantação de um grande alinhamento de árvores que posteriormente se transformaria na avenida. O nome de Campos Elíseos procede da mitologia grega e designava um lugar equivalente ao paraíso cristão.

Em 1724, a avenida adquiriu seu traçado atual e em 1884 foi feita uma importante remodelação que melhorou consideravelmente seu aspecto. Na atualidade, é um importante espaço para os amantes das compras, além de um dos lugares mais bonitos de toda a cidade para passear.

A Champs Élysées também é um lugar importante para o ciclismo, já que é onde se situa a linha de chegada do Tour da França.

Um passeio pela Champs Élysées

A avenida está dividida em duas partes que podem ser diferenciadas facilmente. A zona mais baixa da Champs Élysées, situada junto à Praça Concorde, está rodeada de jardins presididos por imponentes edifícios, como o Palácio do Descobrimento, o Petit Palais e o Grand Palais.

A parte alta da Champs Elysees começa na Place de l’Etoile, junto ao magnífico Arco do Triunfo, e está composta por lojas de luxo, restaurantes, cinemas e algumas lojas de departamento.

Ao finalizar a Avenida de Champs Élysées, no lado oposto ao Arco do Triunfo, se estendem a Avenida da Grande Armada (Grande Armée) e a Avenida Charles de Gaulle que levam até o Grande Arco, situado no moderno bairro de La Défense, um dos principais centros financeiros da União Europeia. 

Do Grande Arco é possível ter uma vista incomparável da Avenida Champs Élysées.

Transporte

Metrô: Champs-Élysées-Clemenceau, linhas 1 e 13; Franklin D. Roosevelt, linhas 1 e 9; George V, linha 1; Charles de Gaulle – Étoile, linhas 1, 2 e 6.

Lugares próximos

Petit Palais (329 m)
Praça Concorde (746 m)
Museu Orangerie (907 m)
Igreja Madeleine (932 m)
Museu dos Esgotos de Paris (943 m)