Conciergerie

Construído como residência real e sede do poder da monarquia francesa, em 1392 o edifício da Conciergerie foi transformado em uma das prisões mais duras da época.

A palavra “conciergerie”, que em francês designa a residência do zelador, foi o nome que acabou recebendo a prisão que esse vigilava. 

Passeando pela Conciergerie

Durante o percurso através da Conciergerie é possível ver uma pequena reconstrução das cadeias revolucionárias, nas quais se pode ver as diferentes condições em que viviam as pessoas pobres, que dormiam no chão, e as mais abastadas, que possuíam cama, móveis e inclusive alguns serviçais.

Existe uma reconstrução muito detalhada da cela onde esteve recluída Maria Antonieta depois de uma tentativa de fuga, o que fez com os guardas passassem a ficar na própria cela.

Durante os anos em que a Conciergerie funcionou como instituição carcerária foram executados mais de 2.700 presos, entre os quais estavam alguns personagens célebres.

Sabor agridoce

 

Aprenda sobre as terríveis condições em que milhares de pessoas viveram antes de serem executadas na Praça Concorde pode ser um motivo excepcional para pagar para entrar na Conciergerie.

A melhor opção é comprar o ingresso combinado neste link e aproveitar ao máximo as duas experiências:

Horário

Todos os dias: das 9:30 às 18:00 horas. 
Fechado:
1º de maio e 25 de dezembro.

Preço

Adultos: 13 (US$15,21).
Menores de 18 anos e cidadãos da UE entre 18 e 25 anos: entrada gratuita.
Pessoas com mobilidade reduzida e acompanhante: entrada gratuita. 
Entrada gratuita com Paris Pass e Paris Museum Pass.

Transporte

Metrô: Cité, linha 4.
Ônibus: linhas 21, 24, 27, 38, 58, 81 e 85.

Lugares próximos

Île de la Cité (97 m) Sainte Chapelle (137 m) Quartier Latin de Paris (342 m) Catedral de Notre Dame (453 m) Museu Cluny (655 m)